Hoje, como de costume, ia postar alguma música que por algum motivo me surgiu no pensamento ao acordar como bom dia para o pessoal das redes sociais. Porém me lembrei desse desafio que é bastante interessante, especialmente para mim, como fã de “High fidelity” que sou.

Sendo assim, começo hoje o desafio de 30 músicas, cada dia tem um tema. O primeiro dia, como quase todos os primeiros dias de desafios é bem complicado. Qual a sua música favorita? Já parou para pensar? Eu por ser um tanto quanto “conceitual”, como disse uma amiga, já tinha esta bem definida.

A escolha remete há mais de 10 anos, quando pela primeira vez ouvi esta música espetacular. Ela é me é muito cara porque nessa época ela não era do gênero que eu mais ouvia, mas um que faria parte do que mais ouço hoje. Ela ajudou a moldar o meu gosto mais maduro, que àquele tempo era ainda rebelde e revoltado sem causa.

Yellowjackets

A banda é Yellowjackets, uma banda de jazz fusion simplesmente fantástica. Mais de uma vez no calor da empolgação tuitei que esta é a melhor banda do mundo. Realmente há muitos momentos em que eu acho isso. Mas ao contrário da minha decisão de ser esta música a minha favorita de todas, dizer que uma banda é a melhor do mundo é um pouco mais complicado.

Finalmente, a música de que falo é do álbum Politics, foi-me apresentado por minha então namorada. Ela ganhou o CD gravado de um guru da banda em que ela tocava na época. O nome música é Tortoise & The Hare. Ela tem algo de lúdico, claro, baseada na anedota que conta a corrida entre a lebre e a tartaruga. Esta sensação aparece logo no início, momento em que possivelmente mostra os passos da tartaruga mais espaçados em relação ao da lebre afoita. Mas ela evolui para algo de muita alegria, talvez simbolizando a improvável vitória da tartaruga. Alcança seu ápice no inspirado solo de sax de Marc Russo. Este saxofonista que nem tinha o memo perfil mais jazzístico do resto do grupo e acabou saindo da banda mais tarde. Ele é capaz me deixar em absoluto êxtase nesse solo.

Então chega de blá blá blá e vamos ao que interessa!

Yellowjackets - Tortoise & The Hare